segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Campanhas Sociais

  

Uma das principais motivações da criação dessa campanha foi estimular a adoção, ao invés da compra, de um animal de estimação. Eis os motivos:

1) Se você não se importa com raça, não há porque comprar um, sendo que existem centenas de ONGs-abrigo com muitos gatos saudáveis e dóceis para adoção. 
2) De maneira geral, um gato sem raça determinada (SRD) tende a ser mais resistente do que um gato de raça, que muitas vezes têm problemas de saúde relacionados à raça – muitas vezes gerados por endogamia, mas isso é assunto para outro post. Assim, os gastos com veterinário tendem a ser menores; dependendo, é claro, de cada caso. Mas os gatos disponíveis para adoção geralmente já vem castrados, vacinados e vermifugados, o que é uma grande vantagem.
3) Os vira-latas são muito inteligentes, captam rapidamente sinais de comando e estão adaptados às dificuldades da vida nas ruas. Porém, esse é o destino de poucos gatos de rua. A maioria acaba morrendo de doenças, maus tratos, atropelamentos etc.
4) Adotando, você contribui para a diminuição da população abandonada de gatos, que vive nas ruas. Consequentemente, diminui o sofrimento dessa espécie, que há milhares de anos acompanha o homem em sua evolução.

Se você, ao contrário do que diz no primeiro item, se importa com raça e prefere comprar um bichano, faça-o de forma consciente: não compre em petshops (normalmente, os gatos ali expostos passaram por criadores irresponsáveis, no mínimo) e procure um gatil respeitável e responsável – que tenha limpeza e que se importe com a saúde – inclusive genética – de seus gatos.
Pessoalmente, admiro muito gatos de todas as raças, todo animal é digno de amor. Mas nós temos ferramentas para reverter a situação de abandono e de criação e posse irresponsável. 

Se você tem uma história de adoção deixe aqui nos comentários, compartilhe conosco. Essa é primeira de três partes da campanha "Amigo não se compra, se adota". Espero que tenham gostado, até a próxima, um abraço :)
                                                                                                                                              

Um comentário:

  1. olá eu gostaria de adotar um gatinho mas que ele fosse daqueles que quando crescem ficam bem peludos e que fosse macho .

    ResponderExcluir